sexta-feira, 27 de abril de 2012

Casei - Parte V - Liturgia da cerimônia

 Bom gente, vou voltar um pouquinho nos relatos porque percebi que escrevi apenas sobre o meu ponto de vista da cerimônia, mas esqueci completamente de contar como foi a liturgia, a organização, a duração etc...
 O esquema foi o seguinte: 1- Entrada (padrinhos e madrinhas primeiro, damas adultas, noivo e sua mãe, noiva e seus pais), acolhida (pequena pausa para respirarmos e o pastor dizer porque estávamos ali), oração pelo casal, reflexão sobre o significado do casamento e a responsabilidade dos padrinhos e madrinhas - essa parte foi bem legal, porque o pastor falou diretamente com eles, que eles são como nossos escudeiros, escolhidos para nos proteger e nos guardar. Esse era o significado primitivo de padrinhos de casamento: com a agitação do casamento nos grandes palácios, os inimigos do rei aproveitavam que as atenções estavam voltadas para a festa e invadiam o reino nesse momento. Assim os reis passaram a escolher padrinhos, pessoas armadas para vigiar e protegê-los enquanto o casamento ocorria, pessoas que estariam ali pra zelar para que tudo corresse da melhor forma possível para o casal. Depois disso nossos votos (os tradicionais e em seguida os espontâneos). Após, a entrada das alianças sobre a bíblia aberta, trazida pelo nosso sobrinho, em seguida a nossa primeira santa ceia casados, que é uma liturgia cristã que representa que lembramos do sacrifício que Jesus fez por nós, em seguida a assinatura do livro, a oração final e finalmente nossa saída, como nossas bolhas de amor e ao som de águas de março instrumental. Queríamos uma cerimõnia não apenas para celebrar nossa união, mas como forma de contar para todo mundo que Deus fez grandes coisas em nossas vidas para chegarmos até ali.
Foi legal porque o pastor, que é um grande amigo, conversou bastante com a gente a respeito da liturgia e a adaptou às nossas preferências, então sabíamos exatamente o que estava acontecendo... foi um pouco difícil prestar atenção cem porcento do tempo, mas prestei atenção na mior parte.. minha mente ficava tentando assimilar que aquilo realmente era verdade! Que eu realmente estava casando com o homem da minha vida, e estava ali, vestida de noiva, na frente de todos que eu amo, celebrando aquela união. Eu tinha realmente conseguido! Estar ali foi uma vitória, e só conseguia pensar nessas coisas...  Os convidados com quem conversei disseram que gostaram muito, porque não foi uma cerimônia longa (durou no máximo uma hora contando com as entradas e saídas) e também foi muito espontânea, descontraída... e disseram que dava para ver nas nossas carinhas nervosas que estávamos muito felizes. Era isso, sabe? O Mais importante: nossa alegria, estampada em nossos rostos.

2 comentários:

  1. Oi!

    ótimo fim de semana com feriado prolongado =)

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!
    Quando os noivos preparam a cerimônia juntos com quem vai celebrar realmente fica mt mais bonito e especial. Deve ter sido lindo.
    bjinhos

    ResponderExcluir