quarta-feira, 6 de junho de 2012

O tabu da perfeição

Boa noite noivíssimas!! Hoje vim falar sobre um assunto que é meio tabu quando se trata de casamento. Normalmente as noivas, como eu, querem que tudo saia perfeito e impecável. Certíssimas.
Mas vim falar sobre as expectativas que levamos para o casamento. Não simplesmente para a festa, mas para o cotidiano, para a nova vida em casal que se inicia. quando somos noivas tudo é lindo, um sonho! E é uma delícia! Depois melhora, pois é muito gostoso viver sempre com quem se ama... Aliás, tem sido muito muito muito bom dividir a vida com vocêe meu lindo!! Te amo Marcelito, vc é ideal para mim!!!
Mas o tabu é: o que esperamos do nosso parceiro para o resto da vida? Esperamos uma pessoa perfeita que nos satisfaça e nos complete em tudo sempre? acho que as mulheres tem um pouco mais essa tendência por serem mais emotivas e sensíveis...
Mas temos que levar em consideração que não somos perfeitos. Que vamos errar muitas vezes. Que vão existir certos detalhes, certos hábitos no outro que a princípio não vamos saber lidar e teremos que aprender. Temos que ter em mente que aquela pessoa com quem casamos não é única e exclusiva responsável pela felicidade de nossas vidas. Sim, e acredito em pessoas que se completam, eu e meu marido somos assim, não poderia imaginar ninguém que me entenda melhor que ele! Mas somos falhos... e não podemos depositar toda nossa expectativa sobre alguém simplesmente porque casamos.
afinal, o marido também é um ser humano que precisa de atenção, de carinho, de cuidado, tem vontades tanto quanto nós... não sei se estou conseguindo me fazer entender...
Mas o que quero escrever aqui é algo sobre aprendermos a plantar uma relação madura... onde sabemos que o outro não está ali pura e simplesmente para nos fazer saltitar de alegria o tempo todo.
Conheço muitos casais casados há muito tempo que parecem se detestar, se desprezar. Acho que se culpam porque o outro teria falhado em sua suposta única missão na vida: tornar a vida daquele cônjuge perfeita e plena. É isso que quero evitar. 
não podemos depositar nossas frustações sobre nosso cônjuge... afinal, o casamento é uma relação que requer cuidados constantes, para sempre... precisa ser regado dia após dia... e temos que entender que o outro tem tantas limitações, expectativas e sonhos quanto nós... 
Sou recém casada, então só estou começando a entender essas coisas... mas acho que vale a pena plantar desde já um relacionamento onde somos honestos conosco e com o outro sobre nossos erros, nossos limites.. não é justo esperar que o outro seja o único responsável pela minha alegria (e aparentemente sempre dá errado depositar tanta responsabilidade assim nos ombros de alguém), também preciso me esforçar para isso... e para fazer o outro feliz! 
Então, que aprendamos (e me incluo nisso) a regar nosso casamento com amor, compreensão... aprendendo a lidar com a realidade de nossas limitações... Não sou perfeita... aceito que erro e sou falha... e que justamente por isso meu marido também tem o direito de ser assim... humano =)  Fez sentido? O que vocês pensam a respeito disso? 

2 comentários:

  1. Acho que casamento é um aprendizado!vc tem que aprender dia a dia que seu marido não é a pessoa hiper perfeita assim como nós(mulheres) tbm não somos!!!dev-se sempre ter o respeito,confiança e acima de tudo regar o amor sempre!!!
    bom feriado:)

    ResponderExcluir
  2. Flávinha, vc está certissima em tudo o que falou, viver a dois não significa que tudo será perfeito para sempre afinal as pessoas tem suas diferenças e desejos, porém o respeito, a cumplicidade e principalmente confiança precisam ser regadas diariamente para que o casamento seja saudável e feliz.
    A felicidade deve ser consequencia de nossaas atitudes e fazer o outro feliz deve ser nossa missão, porém temos que saber que todos nossos atos não devem ser feitos para cobrar o mesmo da outra pessoa, cada ser humano é único e tem suas falhas e sentimentos.
    Mas, o principal é evitar mágoas, afinal esse é um sentimento que deixa marcas que lá na frente pode se transformar em feridas.
    Amar é fazer o bem e esperar apenas sorrisos mesmo quando se merecia muito mais.
    Beijinhos

    ResponderExcluir